Pular para o conteúdo principal

O QUE É A PÁSCOA E O QUE É O PARTIR O PÃO

O QUE É A PÁSCOA E O QUE É O PARTIR O PÃO  

Imagem ilustrativa

 INTRODUÇÃO

A Páscoa judaica, conhecida pelos judeus como Pessach, significa “passagem” e relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3500 anos.

Elementos que compõem o Sêder, jantar que inaugura a celebração da Pessach, a Páscoa judaica.

"A Páscoa judaica é conhecida pelos judeus como Pessach, palavra do hebraico que significa passagem. A Páscoa judaica é celebrada de acordo com o calendário próprio dos judeus.

O calendário judeu (ou calendário hebraico) é conhecido por ser um calendário lunissolar, isto é, que se baseia nos ciclos da Lua e do Sol. A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan (ou nisã), pelo fato de que a primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito, aconteceu nos dias 14 e 15 de nissan, há cerca de 3500 anos.

A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito. Esses, originários de Abraão, estabeleceram-se em Canaã e, depois de um tempo de seca e falta de alimentos, mudaram-se para o Egito, local no qual acabaram sendo escravizados. A libertação dos hebreus foi realizada por Moisés, logo após a execução das dez pragas no Egito, segundo a narrativa judaica.

A Páscoa judaica aconteceu pouco antes da execução da décima praga, na qual o anjo da morte desceu ao Egito e matou todos os primogênitos daquela terra. O anjo da morte só não passou pelas casas daqueles que haviam seguido as ordens de יהוה YHWH-YAUH realizando a festa, da forma conforme havia sido ordenada, e passando o sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas. Após a décima praga, os hebreus foram libertos da escravidão e autorizados a retornarem para Canaã."
"A Páscoa judaica é inaugurada com o Sêder, isto é, um jantar no qual as famílias judaicas reúnem-se para relembrar e celebrar a libertação do povo hebreu. O jantar é realizado dentro de uma estrutura litúrgica que inclui: a leitura do Hagadá, um livro que contém a história de libertação dos hebreus; e o consumo dos alimentos, cada qual com sua ordem específica."
"Ilustração de um Hagadá, livro que narra a história da libertação dos hebreus do Egito e que é lido durante o Sêder.
"



"Como mencionado, durante a Pessach, os judeus não consomem nada que possua fermento, e, assim, todos os alimentos do tipo são vetados. Durante o jantar, uma série de alimentos é consumida, e cada um deles possui uma simbologia distinta. Vejamos o que cada alimento significa:

Matsá: é um pão sem fermento. Na tradição hebraica, os judeus, quando foram autorizados a sairem do Egito, não conseguiram esperar o pão fermentar, e, por isso, ele é feito de uma massa bem fina.

Vinho: é um vinho especial para Pessach e que também não é fermentado. São servidas quatro taças de vinho durante o Sêder.

Zeroá: é pedaço de osso com carne que foi tostado e simboliza o sacrifício.

Maror: é uma raiz amarga que simboliza a amargura do tempo da escravidão. A alface (chazeret) também é utilizada para simbolizar essa amargura.

Charósset: é uma pasta que mistura maça, uva e nozes (pode ter também tâmaras, canela e vinho). Simboliza a argamassa que era usada pelos judeus para fazer tijolos.

Água salgada: simboliza as lágrimas e o suor derramado pelos judeus durante a escravidão. É usada para o consumo de batatas cozidas.

Beitzá: é o ovo cozido que simboliza a esperança pela recuperação do Templo de Salomão. Simboliza também o luto pela destruição do templo.

Esses são os alimentos consumidos durante o jantar que inaugura a Páscoa judaica, mas os judeus cozinham e consomem outros pratos também, como o Guelfite fish, um bolinho de peixe com uma cenoura em cima. O Sêder é tão relevante na história judaica que a Última Ceia, momento marcante da história e vida do Mashiach, foi celebrada durante um desses jantares típicos da Pessach."

O QUE DIZ A ESCRITURA SOBRE A PESSACH



Hoje estaremos estudando a Pessach ( Páscoa ) do Antigo Testamento e analisando com a Pessach feita pelo Mestre YAUSHA MASHIACH....

Nos evangelhos vemos o Mestre YAUSHA celebrar a festa do Pessach , com apenas Pão e Vinho. Contudo não se deve descartar a presença de um cordeiro assado como manda a Lei, pois o Mestre e seus discípulos eram hebreu e obedecia a Lei Divina dada ao povo, quanto mais YAUSHA MASHIACH sendo o Filho de YAUH iria desobedecer o Pai? Sem lógica nisso.

Não tem como afirmar que o Mestre YAUSHA não celebrava a Pessach do Antigo Testamento pois Luka diz: "Ora, seus pais iam todos os anos para YAUSHALAIM à festa da páscoa. E quando Ele tinha doze anos, eles subiram para YAUSHALAIM segundo o costume da festa", Lc.2.41,42

Desde os 12 anos até seus 30 anos são 18 anos de celebração da Pessach ( Páscoa ).

Nota que Luka diz "segundo o costume", aqui fica claro que os homens mudaram a forma de celebrar a Pessach, a Ordem dada pelo Criador YAUH SHADDAY era para celebrar nas suas tendas, somente a Santa Convocação era feita ao público. E por essa e tantas outras desobediências, o Mestre YAUSHA profetiza a destruição do templo, Lk.21.5-19...

Contudo, o sistema religioso tem banalizado e ignorado a Pessach do Antigo Testamento e o pior de tudo, afirmam que foi o Mestre YAUSHA quem mudou a prática da Pessach....

Para resolver esta questão e tirar várias dúvidas, estaremos a partir de agora viajando desde o Antigo Testamento até ao Novo Testamento....


A PESSACH: ESTATUTO PERPÉTUO


A Pessach foi uma ordem do Todo Poderoso YAUH SHADDAY dada ao patriarca Mashah para repassar ao povo hebreu, iniciando no dia 10 as preparações e no dia 14 à tarde era iniciado a refeição e terminando ao amanhecer. Do dia 15 ao dia 21 do mês de Abibe ( Abril ), era 7 dias de celebração da Festa dos Paes Ázimos. O povo ainda estava na terra dos Mitzrainmitas ( conhecido por Egito ), Gn.12....

Todo o povo hebreu era ordenado a participar da Pessach, pois era uma ordem do Todo Poderoso dada como Estatuto Perpétuo.

Todo homem hebreu deveria ser circuncidado por ordem do Todo Poderoso, o estrangeiro e o servo que morava junto não eram obrigados a fazer a circuncisão, só se desejasse participar da festa aí sim deveria ser circuncidado para participar por livre espontânea vontade.

PREPARO DA FESTA DA PESSACH


  • É no primeiro mês do ano, mês de Abibe ( Abril ). No primeiro dia ( 14 ) e no sétimo dia ( 21 ) haverá uma santa convocação.
  • A Pessach era festejado no dia 14 à tarde. No dia 15 era a festa dos Pães Ázimos.
  • Por sete dias deverá oferecer uma oferta feita por fogo.
  • No dia 10 começava a preparação para a festa. Era separado um cordeiro macho sem mancha e sem defeito com 1 ano de idade, senfo de ovelha ou de cabra, 1 por família. Era permitido a união de duas famílias pequenas, desde que não deixasse sobrar nada dos alimentos.
  • Não era celebrado em qualquer lugar, mas o lugar que YHWH-YAUH escolher ali deve ser celebrada até pela manha, todos partiriam para suas tendas.
  • Era guardado até o dia 14 e à tarde eram reunidos com toda a congregação para sacrificar os animais. Não podia quebrar seus ossos.
  • Tomarão do sangue dos animais e colocarão nas duas ombreiras e na verga da porta das casas onde será celebrado a festa.
  • Era celebrado em casas, todas as noites por 7 dias, encerrando no dia 21 de Abibe, e não era permitido sair da casa antes de raiar o dia.
  • O pão era ázimo, sem fermento. A carne era assada com fogo. A bebida era ervas amargas e vinho.
  • Era permitido comer qualquer coisa levedado, somente pão ázimos.
  • Não era permitido comer nada cru ou cozido com água, só assado no fogo, a cabeça com os pés e as entranhas devem ser comidos assados.
  • Não podiam deixar sobras para o dia seguinte; se sobrassem não podiam comer novamente, devem ser queimados com fogo.
  • Devem estar limpos para a festa, sandálias nos pés e o cajado na mão. E comer com pressa.
  • No sétimo dia ( Shabat ) nova convocação e permitido somente o alimentar; trabalho proibido.
  • Quem estivesse longe, em viagem, deve celebrar a Pessach em sua casa.
Esta é a ordenança do Criador Todo Poderoso YAUH SHADDAY para os filhos de Yishral por Estatuto Perpétuo, como recordação da libertação dos Mitzrainmitas.




A PESSACH DO NOVO TESTAMENTO

Já era o dia 14 do mês de Abibe e estava acontecendo uma festa no templo, a Pessach, Mt.26.5 * Mc.14 * Lc.221,2. O povo vinham de toda a parte a YAUHSHALAIM para se preparar e se purificar para a festa, Jo.11.55.

Os discípulos do Mestre, Kefa e Yauhanan, vendo que YAUSHA não havia ido celebrar a Pessach no templo, por causa dos assassinos, paganismo, idolatria, imoralidade, corrupção e por causa dos ladroes e mercenários que dominavam o templo, Jo.2.13-16/11.56,57...,vieram interrogá-lo: Mt.26.17 E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, os discípulos vieram até YAUSHA, dizendo: Onde queres que preparemos para comeres a Páscoa? * Mc.14.12 * Lc.22.7-9.

  • Nota que os discípulos de YAUHSHA, Kefa e Yauhanan, conheciam a Lei de YAUH, pois na Lei diz que não é para celebrar a Pessach em qualquer lugar, era em uma tenda que o próprio YAUH escolher, Dt.16.2,5
  • Os discípulos de YAUSHA conheciam a Lei e sabia que deveria haver uma preparação para celebrar a Pessach: cordeiro, pão ázimo, ervas amargas e vinho.
  • O Mestre YAUSHA fez algo que surpreendeu a todos, Ele sendo Mestre depois de se cingir, colocou de lado suas veste, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos e limpá-los com a mesma toalha que se cingia e deixou uma ordem para lavar os pés uns dos outros, Jo.13.4,5
  • Nestas passagens não diz se havia um cordeiro assado na Pessach feita pelo Mestre YAUSHA. Talvez eram os elementos disponíveis no momento para eles celebrarem a Pessach, mas não podemos descartar a possibilidade do cordeiro ser servido, pois eles eram hebreu e havia uma Ordem Divina para celebração da Pessach e logo YAUSHA sendo o Filho  de YAUH iria desobedecer Seu Pai? Sem lógica nisso.
  • A Festa da Pessach também é celebrado Pão Ázimo, por isso é chamado Festa dos Paes Ázimos.
O Mestre YAUSHA dá uma ordem: Mt.26.18 E Ele disse: Ide à cidade, ao tal homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. 19 E os discípulos fizeram como YAUSHA lhes ordenara, e prepararam a Páscoa. * Mc.14.13 * Lc.22.10-13

  • Nota que o Mestre ordena os seus discípulos a preparar a festa da Pessach. Como os discípulos conheciam a Lei prepararam a festa como era ordenado: cordeiro, pão ázimos, ervas amargas e vinho.

Podemos notar que, quando o Mestre pega o pão ázimo faz uma referencia do seu corpo que iria ser rasgado no madeiro, da mesma maneira com o vinho, uma referencia do seu sangue que seria derramado no madeiro, Mt.26.26-28 * Mc.14.22,24 * Lc.22.19,20 * Jo.6.51, mas em nenhum momento aboliu o cordeiro, ervas amargas e vinho.

YAUSHA celebrou a Pessach dada por YAUH ao patriarca Mashah e repassada ao povo hebreu. Ao repartir o pão ázimo e o cálice de vinho, YAUSHA faz referencia à Sua morte.

Podemos notar que, o ato de partir o pão é um simbolismo de união e confraternização entre os irmãos, comemorando a libertação, no Antigo Testamento dos Mitzraynmitas e no Novo Testamento pela salvação recebida pela morte do Mashiach no Madeiro.

Para concluir, os textos dos evangelhos MATIYAUH, MARK, LUKA e YAUHANAN fala de duas festas: a do templo dos fariseus e saduceus, e a outra do Mashiach celebrado numa casa. Como a Lei ordena desde o dia 10 a preparação da festa, fica claro que YAUSHA antecipou a festa da sua Pessach para quarta-feira, na quinta-feira foi preso e na sexta-feira ao meio-dia foi pendurado no madeiro, as três horas da tarde expirou, as seis horas foi tirado do madeiro e levado ao sepulcro, e Sua ressurreição foi bem cedinho do primeiro dia.



O PARTIR DO PAO


Apóstolo Shaul escreveu uma carta aos irmãos da cidade de Corinto orientando-os a observar os Mandamentos de YAUH ( 1°Co.11.2 ) ao qual YAUSHA MASHIACH também observou, que era a Pessach.

Em 1°Co.11.18-22, o apóstolo Shaul adverte a Igreja quanto a forma de celebrar a Pessach. No versículo 20 dá a entender diferente da Lei, porque na Lei realmente é para "comer" a "ceia". No verso 22 o apóstolo confirma realmente como está na Lei, ninguém comer a mais que seu vizinho.

Shaul ainda adverte a Igreja quanto àquele que celebrasse do Pessach indignamente será culpado do corpo e do sangue do Mashaich, verso 27. 

Mas porque indignamente? Qual é o erro?

Na Lei tudo era feito de acordo com o número de pessoas numa casa, com todos seus filhos, servos, órfaos, viúvas, pobres, os levitas, e até o estrangeiro que morasse junto era digno de celebrar a Pessach, ( Ex.12.3,4,44,48 ) e era aqui que a Igreja estava pecando e por isso Shaul os advertiu seriamente, conclui dizendo para esperar uns pelos outros.

Interessante que o apóstolo Shaul reforça a mesma ordem de YAUH e de YAUSHA em celebrar em um lugar, ou seja, em uma casa, verso 20, em conexo com Ex.12.46.

Nas bíblias mais originais está escrito "quando vos ajuntais como igreja", e não "na igreja" como está nas bíblias adulteradas, dando a idéia que só pode ser nos templos religiosos onde erroneamente os chamam de igreja.

No verso 22 Shaul cita a mesma passagem da Lei ( Dt.16.2,5,6,7 ). Portanto, a Pessach é o Partir do Pão, ou seja, a união da igreja do Mashiach.



COMO CELEBRAR A PESSACH

Biblicamente já tem um Estatuto dada ao povo hebreu de como  celebrar a Pessach: Um cordeiro de um ano, Pão Ázimos, Ervas Amargas e Vinho.

Para o povo gentil, povo não hebreu, foi inventado um outro tipo de celebração da Pessach. O sistema religioso e pagão chamado cristianismo trocaram os elementos bíblicos por coisas fúteis desviando o verdadeiro simbolismo da Pessach: no lugar do cordeiro colocaram o coelho, no lugar dos pães ázimos colocaram ovos de chocolate, só permaneceram as ervas amargas ( bebida alcoólica ) e o vinho. Também permaneceram o lugar de celebração que é na tenda, ou seja, uma casa.

Devido este tipo de celebração originar muitas discórdias entre os adeptos do cristianismo, deram então outra forma de celebrar, mas não deixando esta primeira ordem de celebrar. A ideia de coelho, ovos de chocolate, bebida alcoólica e vinho, ficaram a disposição da sociedade em geral; então criaram outro tipo de celebração.

Para os mais "fiéis" do cristianismo, inventaram somente uma migalha de pão ( uns fazem sem fermento outros com fermento ) e apenas 10ml de suco de uva ( uns fazem com vinho, uns nem suco dão aos fiéis ). O pior de tudo é que eles dizem se basear nos evangelhos onde só apresentam pao e vinho, contrariando totalmente o Antigo Testamento que tem todos os ingredientes obrigatórios para a celebração e que até o próprio Mestre assim o fez.

O sistema religioso se titularizaram como "Reino dos Céus" aqui na terra, assim eles pregam que não há salvação se não estiver afiliado em alguns de seus templos, eles são tão arrogantes que te oferece uma migalha de pão e no máximo 10ml de suco, mas é obrigatório ir aos templos religiosos se não é nulo sua celebração.

Desde a ordem dada por YHWH-YAUH SHADDAY ao povo hebreu no Egito, com todos os elementos já prescritos, a forma de preparação estabelecida, quantos dias de celebração, local de celebração, etc...., o sistema maligno veio tentando mudar esta forma de celebrar com um único objetivo: te escravizar, te tornar dependente deles em tudo, e o mais almejado por eles que é te levar para o "inferno" juntamente com eles.

Para concluirmos este estudo deixo claro, a  bíblia foi inventada a partir das Escrituras Sagradas Hebraica e muitas coisas foram introduzidas e outras alteradas, como exemplo: o Nome do Criador e do Messias, a falsa doutrina trinitária, o falso dízimo, construções de templos, a anulação dos Dez Mandamentos, etc...

Por tanto, se tua alma desejar celebrar a Pessach como está na Lei do Eterno YHWH-YAUH SHADDAY, com carne assada de um cordeirinho de um ano, com pão ázimo, com bebida forte e vinho, é preciso ter muito cuidado para não fazer isso em vão, caso não sabe como fazer correto é voltar no inicio desse estudo que está passo-a-passo descrito.

Se você não tem condições de celebrar a Pessach como prescrito na Lei, celebre aquela que os evangelhos cita: Pão Ázimo, ou seja, sem fermento, e Vinho, porém com cautela para não se embriagar pois isso YHWH-YAUH abomina. Lembre-se que deve ser repartidos entre todos os participantes.

Lembre-se, a Pessach é Anual, feita no dia 14 de Abibe ( Abril ), já o Partir o Pão é feita todas as vezes:
 "Porque todas as vezes que comerdes este pão, e beberdes este cálice, proclamais a morte do MASIACH, até que Ele venha. 

Portanto, qualquer que comer este pão e beber este cálice do MASHIACH indignamente, será culpado do corpo e do sangue de YAUSHA.


O sistema religioso gosta de manipular e enganar as pessoas, ele irá dizer para você que, se celebrar a Pessach com carne assada de um cordeiro como manda a Lei anula o Cordeiro que é o próprio Mashiach...

O sistema religioso é tão hipócrita que, pregam dizendo que o Mashiach é um simbolismo do cordeiro, e que não é necessário sacrificar o animal para a celebração. Mas porque só o cordeiro não pode, se tanto o cordeiro e o pão são simbolismo do Mashiach???

Vamos ser justo, se o Pão Ázimo é o símbolo do próprio Mashiach e que deve ser celebrada em memória, logo a carne assada do cordeiro também está valendo. 

Ou celebramos a Pessach como forma de "recordação" ou em "memória" em sua forma literal, ou deixamos de praticar este ritual e apenas servindo-o no espírito, pois YAUSHA MASHIACH é a nossa Pessach, 1°Co.5.7...

 


Fiquem na Shalaim de YAUSHA MASHIACH!














REERENCIA BÍBLICA: Ex.12/34.25*Lv.23.5*Nm.9/28.16/33.3*Dt.16*Js.5*2Rs.23*2Cr.30/35*Ed.6.19*Ez.45.21*Mt.26*Mc.14*Lc.2.41/22*Jo.2.13/2.23/6.4/11.55/12.1/13.1/18.28/18.39/19.14*At.12.4*1Co.5.7*Hb.11.28

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISTO VOCÊ PRECISA SABER

INTRODUÇÃO      É com muito prazer que apresento este estudo sobre a origem do NOME DO CRIADOR E DO SALVADOR, que a religião prega ser "Deus" o Criador e "Jesus Cristo" o Salvador. É compreensível a dificuldade para entender isto agora, pois crescemos ouvindo estes nomes como sendo verdadeiro.     A busca pelo entendimento é comparado com a passagem em Mateus 13:   33 Ele também lhes disse outra parábola: "O Reino de YAUH é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, depois esperou até que toda a massa fosse de esquerda." 34   Todas essas coisas, Yausha disse ao povo através de parábolas; ele realmente não disse nada sem usar parábolas.  35   Isso foi para cumprir o que o profeta disse: 'Vou abrir minha boca em parábolas, vou dizer o que foi escondido desde a criação do universo.' .      O Mestre YAUSHA disse que uma mulher fez uma espécie de "pão" e misturou três medidas de farinha. A mulher repres

TERRA PLANA X BÍBLIA

TERRA PLANA Assista ao vídeo 200 provas que a terra é plana INTRODUÇAO Estudamos a Terra Plana, algo que para muitos é visto como um assunto ultrapassado em pleno século onde vivemos, porém com a tecnologia atual podemos verificar por vários experimentos a possibilidade de estar-mos vivendo sobre uma superfície estática e não global ou em movimento como muitos de nós pensamos. Mas e sobre a lei da Gravidade? Para nós é apenas mais um cálculo matemático criado por Isaac Newton, mais um Maçom. Assim como outros astronautas da Nasa. Mas porque inventariam a teoria Global? Infelizmente hoje vivemos em um sistema injusto o qual beneficia um pequeno grupo de pessoas (elite); Tal grupo controla as grandes massas com o uso da mídia que dissemina a teoria Global através de produções vindas de Hollywood, propaganda na TV, rádio e etc. Um mundo justo seria o qual onde todos nós tivéssemos acesso a verdade. Acreditamos ``sim`` na Terra Plana e através do conhecimento empírico seguimos os nossos es