O QUE É A PÁSCOA E O QUE É O PARTIR O PÃO
Imagem ilustrativa |
INTRODUÇÃO
A Páscoa judaica, conhecida pelos judeus como Pessach, significa “passagem” e relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3500 anos.
"Ilustração de um Hagadá, livro que narra a história da libertação dos hebreus do Egito e que é lido durante o Sêder. | " |
O QUE DIZ A ESCRITURA SOBRE A PESSACH
Nos evangelhos vemos o Mestre YAUSHA celebrar a festa do Pessach , com apenas Pão e Vinho. Contudo não se deve descartar a presença de um cordeiro assado como manda a Lei, pois o Mestre e seus discípulos eram hebreu e obedecia a Lei Divina dada ao povo, quanto mais YAUSHA MASHIACH sendo o Filho de YAUH iria desobedecer o Pai? Sem lógica nisso.
Desde os 12 anos até seus 30 anos são 18 anos de celebração da Pessach ( Páscoa ).
Para resolver esta questão e tirar várias dúvidas, estaremos a partir de agora viajando desde o Antigo Testamento até ao Novo Testamento....
A PESSACH: ESTATUTO PERPÉTUO
Todo o povo hebreu era ordenado a participar da Pessach, pois era uma ordem do Todo Poderoso dada como Estatuto Perpétuo.
Todo homem hebreu deveria ser circuncidado por ordem do Todo Poderoso, o estrangeiro e o servo que morava junto não eram obrigados a fazer a circuncisão, só se desejasse participar da festa aí sim deveria ser circuncidado para participar por livre espontânea vontade.
PREPARO DA FESTA DA PESSACH
- É no primeiro mês do ano, mês de Abibe ( Abril ). No primeiro dia ( 14 ) e no sétimo dia ( 21 ) haverá uma santa convocação.
- A Pessach era festejado no dia 14 à tarde. No dia 15 era a festa dos Pães Ázimos.
- Por sete dias deverá oferecer uma oferta feita por fogo.
- No dia 10 começava a preparação para a festa. Era separado um cordeiro macho sem mancha e sem defeito com 1 ano de idade, senfo de ovelha ou de cabra, 1 por família. Era permitido a união de duas famílias pequenas, desde que não deixasse sobrar nada dos alimentos.
- Não era celebrado em qualquer lugar, mas o lugar que YHWH-YAUH escolher ali deve ser celebrada até pela manha, todos partiriam para suas tendas.
- Era guardado até o dia 14 e à tarde eram reunidos com toda a congregação para sacrificar os animais. Não podia quebrar seus ossos.
- Tomarão do sangue dos animais e colocarão nas duas ombreiras e na verga da porta das casas onde será celebrado a festa.
- Era celebrado em casas, todas as noites por 7 dias, encerrando no dia 21 de Abibe, e não era permitido sair da casa antes de raiar o dia.
- O pão era ázimo, sem fermento. A carne era assada com fogo. A bebida era ervas amargas e vinho.
- Era permitido comer qualquer coisa levedado, somente pão ázimos.
- Não era permitido comer nada cru ou cozido com água, só assado no fogo, a cabeça com os pés e as entranhas devem ser comidos assados.
- Não podiam deixar sobras para o dia seguinte; se sobrassem não podiam comer novamente, devem ser queimados com fogo.
- Devem estar limpos para a festa, sandálias nos pés e o cajado na mão. E comer com pressa.
- No sétimo dia ( Shabat ) nova convocação e permitido somente o alimentar; trabalho proibido.
- Quem estivesse longe, em viagem, deve celebrar a Pessach em sua casa.
A PESSACH DO NOVO TESTAMENTO
- Nota que os discípulos de YAUHSHA, Kefa e Yauhanan, conheciam a Lei de YAUH, pois na Lei diz que não é para celebrar a Pessach em qualquer lugar, era em uma tenda que o próprio YAUH escolher, Dt.16.2,5
- Os discípulos de YAUSHA conheciam a Lei e sabia que deveria haver uma preparação para celebrar a Pessach: cordeiro, pão ázimo, ervas amargas e vinho.
- O Mestre YAUSHA fez algo que surpreendeu a todos, Ele sendo Mestre depois de se cingir, colocou de lado suas veste, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos e limpá-los com a mesma toalha que se cingia e deixou uma ordem para lavar os pés uns dos outros, Jo.13.4,5
- Nestas passagens não diz se havia um cordeiro assado na Pessach feita pelo Mestre YAUSHA. Talvez eram os elementos disponíveis no momento para eles celebrarem a Pessach, mas não podemos descartar a possibilidade do cordeiro ser servido, pois eles eram hebreu e havia uma Ordem Divina para celebração da Pessach e logo YAUSHA sendo o Filho de YAUH iria desobedecer Seu Pai? Sem lógica nisso.
- A Festa da Pessach também é celebrado Pão Ázimo, por isso é chamado Festa dos Paes Ázimos.
- Nota que o Mestre ordena os seus discípulos a preparar a festa da Pessach. Como os discípulos conheciam a Lei prepararam a festa como era ordenado: cordeiro, pão ázimos, ervas amargas e vinho.
O PARTIR DO PAO
COMO CELEBRAR A PESSACH
Portanto, qualquer que comer este pão e beber este cálice do MASHIACH indignamente, será culpado do corpo e do sangue de YAUSHA.
O sistema religioso gosta de manipular e enganar as pessoas, ele irá dizer para você que, se celebrar a Pessach com carne assada de um cordeiro como manda a Lei anula o Cordeiro que é o próprio Mashiach...
O sistema religioso é tão hipócrita que, pregam dizendo que o Mashiach é um simbolismo do cordeiro, e que não é necessário sacrificar o animal para a celebração. Mas porque só o cordeiro não pode, se tanto o cordeiro e o pão são simbolismo do Mashiach???
Vamos ser justo, se o Pão Ázimo é o símbolo do próprio Mashiach e que deve ser celebrada em memória, logo a carne assada do cordeiro também está valendo.
Ou celebramos a Pessach como forma de "recordação" ou em "memória" em sua forma literal, ou deixamos de praticar este ritual e apenas servindo-o no espírito, pois YAUSHA MASHIACH é a nossa Pessach, 1°Co.5.7...
Fiquem na Shalaim de YAUSHA MASHIACH!
Comentários
Postar um comentário