Pular para o conteúdo principal

RESUMO SOBRE A DOUTRINA DA TRINDADE

 RESUMO SOBRE A DOUTRINA DA TRINDADE



Inicialmente vamos examinar alguns versículos bíblicos que nos ensinam sobre a existência de um único e Todo-Poderoso, o Eterno YAUH:

Efésios 4:6

“Um só Criador e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”.

I Coríntios 8:6

“Todavia para nós há um só Shadday, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Salvador, YAUSHA MASHIACH, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele”.

Isaías 44:8

“Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Shadday além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça”.

Tiago 2:19

“Tu crês que há um só Shadday; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem".

Em dezenas de outros versículos da bíblia podemos confirmar que existe um único e Todo-Poderoso, o Eterno YAUH. E é impossível que YAUH minta (Tito 1:2), o que nos conduz à certeza de que não existe outro igual.

Este único Criador, o Eterno YAUH SHADDAY teve um único filho, que recebeu o nome de YAUSHA, e este foi o Mashiach. A palavra “Mashiach” significa YAUH (unigênito), era ao mesmo tempo o primeiro filho (primogênito) de sua mãe, Miriam, porque ela, depois do nascimento dEle, teve outros filhos com seu esposo José (João 1:14: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade). Veja também João 1:18.

Veja que não existem dois ou três "deuses", e também que a expressão "santíssima trindade" jamais foi escrita na Bíblia. Não existe também um Eterno em três pessoas, simplesmente porque o Espírito Santo não é pessoa, e o Eterno também não é pessoa: somente o MASHIACH é homem.

doutrina da trindade é tão confusa e sem fundamento bíblico que até aqueles que a pregam e defendem não a entendem, e ensinam que este é um mistério que o Eterno não revelou aos homens, mas não mencionam onde está escrito na bíblia que tal trindade exista, nem onde mencione que ela seria um mistério não revelado.

Veja a confusão que este ensinamento traz aos incautos. “Deus Espírito Santo” teria gerado o “Deus Filho”, conforme relatado nos evangelhos e em especial no de Mateus 1: 18, que narra:

"Ora, o nascimento de YAUSHA MASHIACH foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espirito Santo."

Ensina a doutrina trinitariana que a terceira pessoa dela teria gerado a segunda, e isto em um tempo terreno. Como era, então, antes deste tempo? E ainda: Seria possível "Deus gerar Deus"? Pode um Eterno ser gerado?

Veja ainda a narrativa em Mateus 3: 17, que diz:

“E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Pela doutrina trinitariana, vemos aqui o Pai reclamando a paternidade do Filho, enquanto que no versículo que vimos anteriormente teríamos que o Filho foi gerado pelo Espírito Santo. Afinal, por esta doutrina confusa e sem base bíblica, quem teria gerado o Mshiach? Ele é Filho de qual "Deus"? O "Deus-Pai" ou o "Deus-Espírito Santo"?

Veja ainda a narrativa sobre a ressurreição do Mashiach.

Gálatas 1:1

Paulo apóstolo não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por YAUSHA MASHIACH, e por YAUH Pai, que o ressuscitou dos mortos. (veja também em I Cor. 15:15). (O Pai ressuscitou o filho?).

Romanos 8:11

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a YAUSHA habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou o Mashiach também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (O Espírito Santo ressuscitou o Mashiach?).

João 2:19

YAUSHA respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. (O próprio Filho que ressuscitou pelo seu poder?)

Quem ressuscitou o Mashiach? Pela doutrina da trindade teria sido o Pai, o Espírito Santo, ou o próprio Filho? Evidentemente não existe resposta bíblica dentro da doutrina da trindade, e tudo que for dito foge à verdade de YAUH – portanto, é errada e conduz à perdição.

Está bem claro nas escrituras sagradas que há um só Pai, e que existe um único Filho, e ainda que este é espírito e agora age pelo Seu Filho. Desta forma vemos que o Espírito Santo é o próprio YAUH, porque YAUH é espírito: YAUH é um Espírito Santo, portanto quando falamos que o Espírito Santo fez isto ou aquilo, estamos dizendo que YAUH, que é Espírito Santo, fez isto ou aquilo.

Entenda que não existem dois Espíritos Santos. Se o Pai é espírito, e é santo, é claro que Ele é que é o Espírito Santo. Veja:

João 4: 24

YAUH é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

II Corintios 3: 17

Ora o YAUH é Espírito; e onde está o Espírito de YAUH aí há liberdade.

João 1: 18

YAUH nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.

I Pedro 1: 16

Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Vendo então que YAUH é Espírito Santo, e que jamais foi visto por alguém, mas foi revelado em seu Filho, podemos entender que o Mashiach ainda não era o Filho lá no céu (pois ali foi a primeira criação de YAUH mas, vindo, o foi aqui na terra. YAUSHA, o Filho de YAUH, era um homem perfeito.

E sendo homem, vivenciou situações exclusivas de seres humanos. Veja:

João 17: 9

“Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”
YAUSHA orou, que é coisa exclusiva de homens.

Hebreus 5: 8

“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”
YAUSHA precisou aprender, o que também é exclusivo de homens.

Marcos 13: 32

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”
YAUSHA não sabia tudo, o que não se pode admitir de YAUH Todo Poderoso, onisciente.

Marcos 4: 38

“E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?”
YAUSHA estava cansado e precisou dormir, coisa que Eterno jamais fará, pois não tosqueneja nem dorme o guarda de Israel (Salmo 121: 4).

Todas estas coisas são exclusivas dos homens, e não de YAUH porque jamais YAUH necessitaria dormir, aprender e ainda morrer, como aconteceu com seu Filho. Aliás, vemos em Gálatas 4: 4:"Mas, vindo a plenitude dos tempos, YAUH enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei." YAUSHA veio ao mundo por uma mulher.

Assim, temos o PAI, que é Espírito Santo, e o FILHO, nascido de mulher e que foi obediente ao Pai, e obediente até à morte de estaca, e que agora abriu-nos caminho para a salvação pelo Seu sacrifício e Seu sangue.

Ora, se existe um único SHADDAY e Ele tem um único filho, sendo o Espírito Santo é o próprio YAUH SHADDAY, então como explicar as passagens bíblicas narradas em Mateus 3: 16 e 17; Marcos 1: 10 e 11; Lucas 3: 21 e 22, onde vemos o Filho sendo batizado por João Batista, o Espírito vindo em forma de pomba e a voz do Pai que vinha do alto?

Neste acontecimento, naquele dia que YAUSHA foi batizado para cumprir as escrituras, ficou demonstrado que ele era genuíno homem e que precisava ser batizado também com o Espírito Santo, assim como todos os salvos, e que YAUH é Todo-Poderoso e preenche os céus e a terra.

Será que os trinitarianos pensam que derramando Poder de seu Espírito sobre YAUSHA o céu ficaria vazio? Ora, YAUH pode estar operando agora em sua vida e ao mesmo tempo em milhares de outros lugares, pois Ele é o Espírito Santo. Então não podemos pensar que, somente porque João viu o Espírito descer sobre YAUSHA em forma de pomba este mesmo Espírito Santo não poderia estar em milhares de outros lugares, ao mesmo tempo, operando maravilhas e milagres.

No início da Igreja, quando os apóstolos e demais discípulos estavam reunidos no cenáculo, orando no dia de pentecostes, ouviu-se um som como que de um vento impetuoso, e o Espírito Santo foi derramado sobre todos e viu-se como que línguas de fogo sobre a cabeça deles. (Atos 2: 1 ao 4). Neste caso foram vistas “línguas de fogo”, mas sobre YAUSHA MASHIACH o Espírito de YAUH se manifestou aparentando em forma corpórea de uma pomba, mas era o mesmo espírito, este mesmo que opera em nossas vidas.

Naquelas passagens bíblicas do batismo de YAUSHA vemos o Filho sendo abençoado e batizado com o Espírito do Pai – Espírito Santo – cumprindo-se as escrituras. YAUH é onipresente. Estava no céu, mas também estava em YAUSHA:

II Corintios 5: 19:

Isto é, YAUH estava em YAUSHA reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Colossenses 2: 9:

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.

YAUSHA, um perfeito homem, recebeu todo o poder de YAUH, o Pai, e assim pode salvar os que invocam o Seu nome porque somente neste nome há poder, remissão de pecados e salvação.

Atos 4: 12

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
(Não existe, portanto, uma trindade, ou triunidade, ou o que quer que seja que as pessoas inventaram para retirar a glória de YAUH, e de Seu Filho YAUSHA MASHIACH).

YAUSHA MASHIACH

É o nome do filho de YAUH e que foi revelado ao mundo para cumprir uma promessa feita por Ele pelo profeta Isaías.

Isaias 52: 6:

Portanto o meu povo saberá o meu nome, por esta causa, naquele dia; porque eu mesmo sou o que digo: Eis-me aqui.

João 5: 43:

Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

João 14: 9:

Disse-lhe YAUSHA: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Felipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

João 17: 6:

Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

João 17: 26:

E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

Por isto é que os apóstolos sempre cumpriram a ordem do Mashiach e batizaram em nome de YAUSHA. Veja os versículos abaixo.

Atos 2: 38:

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de YAUSHA MASHIACH, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Atos 8: 16:

Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome de YAUSHA MASHIACH.

Atos 10: 47 e 48

Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome de YAUSHA.

Atos 19: 5

E os que ouviram foram batizados em nome de YAUSHA MASHIACH.

Atos 22: 16

E agora porque te detens? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome de YAUSHA.


  • remição de pecados é em nome de YAUSHA (Lucas 24:47).
  • nome de família é YAUSHA (Efésios 3:15).
  • A noiva (Igreja), sempre toma o nome do esposo (YAUSHA)(Ef. 5:23).
  • Tudo o que fizermos por palavras ou ações devemos fazer em nome de YAUSHA. O batismo é ambos: palavra e ação (Col. 3:17).

No batismo pela água imitamos a morte, sepultamento e ressurreição de YAUSHA. (Rom. 6: 3 a 5). Mas o Pai e o Espírito Santo não foram crucificados ou sepultados, então, os trinitarianos ainda estão em falta com as outras duas pessoas da trindade. Além disso, não sabem o nome do Pai e nem do Espírito Santo.

A igreja está firmada na doutrina dos apóstolos (Efésios 2: 20). Portanto, como eles batizaram em nome de YAUSHA, nós devemos fazer o mesmo, deixando de lado as doutrinas várias e estranhas que querem nos fazer desviar dos caminhos do Mestre.

Existe ainda o argumento trinitariano de que quando YAUH fez o mundo teria sido “ajudado” por seu Filho, como está escrito: “Façamos o homem à nossa Imagem, conforme a nossa semelhança.” (Gen. 1:26). Alegam os crentes da trindade que o plural indica várias pessoas. No entanto não é assim. Indica que a primeira criação de YAUH foi o verbo, pelo qual Ele fez todas as demais coisas.

O Verbo é o princípio da criação de YAUH. Tudo foi feito por Ele e para Ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Logo no versículo seguinte, ou seja, em Gênesis 1:27, está escrito: “Criou YAUH, pois, o homem à sua imagem, à imagem de YAUH o criou; homem e mulher os criou”. Ora, aqui está bem claro, e no singular, que quem criou o homem e a mulher foi única e exclusivamente YAUH. O que causa confusão é que YAUH sempre usou de alguém para operar, e, neste caso, foi pela sua primeira criação – A LUZ – YAUSHA, que havia de vir.

No livro do profeta Isaías está escrito: (Isaías 44:24b) “…Eu sou YAUH que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra”.

O profeta Malaquias assim diz: (Ml. 2:10) “Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo YAUH?…”

O Evangelista João esclarece. Veja.

(João 1: 3)“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele (YAUSHA – a primeira criação de YAUH), e sem Ele nada do que foi feito se fez.”

(João 1:10) “Estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dEle, mas o mundo não o conheceu.”

No livro escrito pelo apóstolo Paulo aos Efésios está escrito no capítulo 3, versículo 9: “e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos ocultos em YAUH, que criou todas as coisas.”

Portanto, temos a certeza bíblica de que foi unicamente YAUH quem criou os céus, a terra, o homem, a mulher e tudo o que mais existe, e o fato de estar no plural aquela manifestação de YAUH quando da criação do mundo, se dá unicamente porque Ele tudo fez usando de sua primeira criação – YAUSHA.

"Texto editado e corrigido, onde havia o título Deus e Senhor foi colocado YAUH; também foi colocado o nome hebreu do Messias no lugar que estava Jesus, foi colocado YAUSHA MASHIACH".


OBSERVAÇOES



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESMASCARANDO O DOGMA DA TRINDADE

 DESMASCARANDO O DOGMA DA TRINDADE “Esclareceu YAUSHA: O mais importante de todos os mandamentos é este: Ouve, ó Israel, YAUH, o nosso Criador, é o único YAUH!” Marcos 12:29 INTRODUÇÃO      Creio que este livro chegou em uma época certa para trazer esclarecimento sobre a pessoa do Eterno Criador e do Seu Filho, pois tenho visto grande confusão no meio do Cristianismo por parte dos cristãos, porque a maioria diz que conhece o Criador do universo, mas na verdade estão todos confusos, uma vez que, infelizmente, a maioria dos crentes estão adorando até hoje o deus da Igreja Católica, que não passa de um deus criado pela mente humana.      E o que este livro vem fazer é desmascarar este deus criado pelo homem, e também revelar quem realmente é o Criador do universo que se encontra nas Escrituras Sagradas.      Portanto, meu amado leitor, se você busca conhecer quem realmente é o Criador do universo, e quem realmente é o Seu Filho, aqui está um livro que vai abrir a sua mente para lhe mostra

ISTO VOCÊ PRECISA SABER

INTRODUÇÃO      É com muito prazer que apresento este estudo sobre a origem do NOME DO CRIADOR E DO SALVADOR, que a religião prega ser "Deus" o Criador e "Jesus Cristo" o Salvador. É compreensível a dificuldade para entender isto agora, pois crescemos ouvindo estes nomes como sendo verdadeiro.     A busca pelo entendimento é comparado com a passagem em Mateus 13:   33 Ele também lhes disse outra parábola: "O Reino de YAUH é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, depois esperou até que toda a massa fosse de esquerda." 34   Todas essas coisas, Yausha disse ao povo através de parábolas; ele realmente não disse nada sem usar parábolas.  35   Isso foi para cumprir o que o profeta disse: 'Vou abrir minha boca em parábolas, vou dizer o que foi escondido desde a criação do universo.' .      O Mestre YAUSHA disse que uma mulher fez uma espécie de "pão" e misturou três medidas de farinha. A mulher repres

LEI X GRAÇA

  LEI X GRAÇA   Algumas pessoas, às vezes bem intencionadas, acreditam que a lei e a graça são aspectos de religião que não se harmonizam. Elas dizem: “יהושע Yausha aboliu a lei no madeiro do Calvário” ou “O Antigo Testamento corresponde ao período da lei e o Novo Testamento é a dispensação da graça”. Já ouviu essa conversa? Essas pessoas colocam a lei e a graça no ringue de luta e, antes de soar o gongo, dão à graça vitória por nocaute. O texto chave para esse estudo é Efésios 2:8 a 10: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de יהוה YAUH; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feituras dEle, criados em יהושע Yausha, para boas obras, as quais יהוה YAUH de antemão preparou para que andássemos nelas”.  Algumas coisas precisam ficar claras em nossa mente. 1º) A lei não nos salva. A graça sim. Simples não? A lei não serve para salvar. Guardar os dez mandamentos não fará uma pessoa herdar o reino de יהוה YAUH. A salvação é obtida única e excl